Novo recurso do Mercado Livre permite que o presenteado troque o item sem envolver o comprador. Veja como funciona o vale-troca

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Block quote
Ordered list
Unordered list
Bold text
Emphasis
Superscript
Subscript

O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina, acaba de lançar oficialmente o "vale-troca", uma ferramenta inédita no marketplace que promete simplificar o processo de trocas de presentes, especialmente durante o período do Natal 2025.
O recurso já está disponível no Brasil e permite que o próprio presenteado realize a troca do item recebido, sem necessidade de contato com quem fez a compra original — uma conveniência que deve impactar positivamente a experiência de compra neste fim de ano.
Durante o processo de checkout, o cliente poderá ativar o vale-troca diretamente no momento da compra. Assim que finalizado o pedido, um código exclusivo é gerado automaticamente pelo sistema e enviado para o presenteado via aplicativo.
Caso o item recebido não seja o ideal, o destinatário pode usar esse código para:
A funcionalidade não altera o valor final da compra nem interfere nos prazos de envio.
Segundo o Mercado Livre, o vale-troca está disponível para vendas realizadas por sellers do marketplace nas seguintes categorias:
A expectativa da empresa é que a novidade reduza o número de devoluções com mediação, ao oferecer mais autonomia ao consumidor final.
Para Cesar Hiraoka, diretor sênior de Marketing do Mercado Livre, a nova funcionalidade representa mais do que um recurso: é uma evolução no relacionamento entre comprador, presenteado e plataforma.
“O vale-troca chega para trazer mais segurança a quem compra e liberdade a quem recebe. Especialmente no Natal, isso representa menos preocupação para todos”, afirmou o executivo.
A medida visa reforçar a conveniência e personalização, elementos-chave no comportamento dos consumidores brasileiros durante as datas comemorativas — especialmente no comércio eletrônico das regiões Sudeste e Sul, onde há maior volume de pedidos durante o fim do ano.
Com a alta no faturamento do e-commerce durante a Black Friday (que superou R$ 4,76 bilhões em 2025), o lançamento do vale-troca mostra que o Mercado Livre segue investindo em soluções para fidelizar clientes e reduzir barreiras na jornada de compra.
A funcionalidade também responde à demanda crescente por trocas sem atrito, muito comum em marketplaces como Shopee, Amazon e Magalu, que oferecem serviços similares — mas com menos autonomia para o presenteado.
O consumidor pode consultar se o item desejado está apto ao vale-troca diretamente na tela do produto ou durante o fechamento do pedido. A funcionalidade está sendo liberada gradualmente para todos os usuários do Brasil.

Novo recurso do Mercado Livre permite que o presenteado troque o item sem envolver o comprador. Veja como funciona o vale-troca

E-commerce movimenta R$ 4,76 bi na Black Friday 2025, alta de 11,2%. TVs, smartphones e geladeiras lideram. Veja os destaques!

Operação conjunta da Anatel e Receita Federal apreende 4.226 produtos irregulares em centros de Amazon, Shopee e Mercado Livre